Tem alguma dúvida?Fale com a gente no whatsapp!

3 DICAS PARA CUIDAR DA SAÚDE DO PLANETA! Entenda qual a relação de saúde com sustentabilidade

Saúde e Bem-estar

Você sabe qual a relação de saúde e sustentabilidade e como isso pode melhorar sua vida? Entenda neste post!

O meio ambiente não é apenas um dos aspectos mais lembrados quando se trata de sustentabilidade. É também uma dimensão com grande influência sobre a nossa saúde. Um meio ambiente sustentável é fundamental para uma vida saudável. Ou, em outras palavras, nossa saúde também pode ser afetada pela saúde do planeta.

Um exemplo simples e didático é a poluição na atmosfera, se o ar não é estar limpo, nosso pulmão desenvolve problemas que prejudicam nossa saúde.

Outra triste ilustração disso é dada pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade de São Paulo, segundo o qual, cerca de 15 mil paulistanos morrem a cada ano devido a doenças causadas pela poluição do ar. 

Pensando nisso elaboramos 3 dicas para você cuidar saúde do planeta, veja a seguir: 

1) Vá para o trabalho de bicicleta: além de fazer bem para saúde visto que praticar esportes está ligado ao seu bem-estar, você diminui a produção de CO₂ que prejudica a atmosfera e pureza do oxigênio. 

2) Tenha uma alimentação saudável e consciente: durante o processo de criação do alimento até ele parar no seu prato, ele sofre uma série de processos que geram impacto na natureza e na sua saúde!

Por isso repense o seu consumo para ajudar o planeta, seja consumindo de pequenos produtores da sua região, pois grandes lavouras usam quantidades gigantescas de pesticidas e agrotóxicos que contaminam a água e fazem mal para a sua saúde, até diminuir o consumo de carne, como o movimento "Segunda sem Carne".

3) Descarte seu lixo no local correto: O lixo possui toxinas que são nocivas tanto para a saúde do solo quanto para a nossa saúde, isso porque possui muitos materiais químicos e eletrônicos que não podem ser misturados com lixo orgânico.

Por isso não descarte pilhas no lixo comum da sua residência; evite jogar óleo na pia, pois entope tubulações e atrapalha o processo de tratamento da água, não jogue pneus em qualquer lugar, visto que aumenta a proliferação da Dengue. 

Gostou do artigo? Compartilhe este conhecimento com seus contatos!
Compartilhe no whatsapp
Compartilhe no Linkedin