Tem alguma dúvida?Fale com a gente no whatsapp!

5 dicas para escolher o melhor plano de saúde

Saúde e Bem-estar

Você sabe como escolher o melhor plano de saúde para você e sua família? Trouxemos 5 dicas para te ajudar a tomar essa decisão e escolher o plano que mais se encaixa na sua necessidade e no seu bolso!

A contratação de um plano de saúde é uma prioridade para grande parte das pessoas – isso porque eles representam maior segurança e garantia tanto em consultas de rotina quanto em emergências e procedimentos de alta complexidade.

Apesar disso, escolher o plano de saúde ideal pode ser um desafio, porque o consumidor precisa entender os benefícios de cada opção e todas as informações ligadas à carência, taxa de adesão, coparticipação, cobertura, entre outras, que irão determinar todo o funcionamento do plano.

A opção ideal de plano sempre será aquela que atende a todas as necessidades do consumidor. E para ajudar você a tomar uma decisão, a ACADS trouxe algumas dicas para facilitar a sua vida ao escolher!

Dicas para escolher seu plano de saúde

#1 Entenda o tipo de cobertura

Existem vários tipos de coberturas diferentes. As duas principais são a ambulatorial e hospitalar.

A cobertura ambulatorial é aquela que inclui consultas eletivas, em clínicas ou consultórios, e exames ambulatoriais.

Por outro lado, a cobertura hospitalar engloba o atendimento de urgência e emergência em hospitais e prontos-socorros, além da internação. Dependendo do plano, a parte obstétrica também pode estar inclusa.

Existem, também, aqueles que contemplam as duas opções. Mas a escolha do melhor tipo de cobertura vai depender da necessidade de cada pessoa. Indicamos, principalmente, que você converse com um consultor para tirar todas suas dúvidas a esse respeito!

#2 Conheça os benefícios a que você tem direito

Além do tipo de cobertura, os planos se desdobram em vários outros benefícios. Alguns planos com cobertura hospitalar, por exemplo, oferecem quartos particulares nas internações, enquanto outros incluem quartos compartilhados.

Além disso, certas opções também já contemplam tratamentos odontológicos, por exemplo, o que pode compensar mais financeiramente do que ter dois planos separados.

Os planos também são obrigados a oferecer consultas, exames e tratamentos definidos pela ANS, denominada Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, conforme cada tipo de plano contratado - ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia, referência ou odontológico. Antes de verificar se você tem direito a um procedimento, não deixe de checar qual o tipo de plano de saúde você tem

É essencial ter todas essas informações muito claras e levá-las em conta para analisar o custo-benefício.

Antes de contratar um plano de saúde, é preciso ficar atento ao tipo de cobertura assistencial que atenda às suas necessidades. A segmentação do plano é justamente a composição das coberturas. Ela vai definir a que tipo de atendimento você está tem direito

#3 Conheça a empresa que você está contratando

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) traz, em seu site, a avaliação dos planos segundo seus clientes e, anualmente, faz um ranking das melhores empresas do segmento.

Você também pode procurar a opinião das pessoas em outras plataformas, como nas redes sociais.

O importante é que, se você estiver em dúvida de qual operadora é a melhor, conhecer a experiência de é ou já foi cliente pode ajudar muito a tomar uma decisão sobre a contratação desse serviço.

#4 Entenda os termos técnicos e legais do seu contrato

Carência, taxa de adesão, coparticipação, cobertura assistencial obrigatória, data de vigência... Todos esses termos são muito comuns quando estamos falando de planos de saúde.

Apesar disso, a maioria das pessoas não entendem o conceito por trás deles. Só que é muito importante compreendê-los antes de contratar esse serviço, pois eles terão impacto direto na utilização do plano.

A carência, por exemplo, estabelece um período em que alguns exames e benefícios do plano ainda não estão disponíveis para o consumidor.

Sabemos que estar por dentro de todos esses detalhes é desafiador, mas fundamental. E, a partir disso, vamos para a nossa última dica:

#5 Consultores especializados podem ajudar

Nosso papel aqui na ACADS é justamente atuar como uma ponte entre as operadoras de planos de saúde e os consumidores finais. Por isso, sabemos o quão importante é contar com a ajuda de pessoas especializadas no assunto antes de qualquer escolha!

Para saber mais sobre nossos planos de saúde, clique aqui e fale com a gente.


Gostou do artigo? Compartilhe este conhecimento com seus contatos!
Compartilhe no whatsapp
Compartilhe no Linkedin