Tem alguma dúvida?Fale com a gente no whatsapp!

5 razões para os idosos não deixarem de tomar a vacina contra a gripe

Saúde e Bem-estar

trazemos os principais argumentos para que os mais velhos participem da campanha de vacinação e se protejam da gripe nesta temporada

Por: SAÚDE Abril

Escrito: 11 jan 2018, 11h31 - Publicado em 19 jun 2019, 15h32

 Entre os idosos, quanto antes se tomar a dose, melhor. Isso porque demoram pelo menos quatro semanas para o imunizante fazer seu devido efeito. E é preciso estar vacinado quando a temperatura baixar e o vírus influenza circular com maior intensidade.

Ano após ano é preciso revisitar esse tema, reforçando a importância de crianças, gestantes, doentes crônicos e, claro, idosos aderirem à vacinação. Ano após ano mudam os vírus circulantes. Ano após ano resistem mitos e informações equivocadas sobre a vacina da gripe.

No caso do público mais velho, ainda há uma noção, totalmente errônea, de que a vacina pode causar um tipo de gripe. É uma baita inverdade: o imunizante é feito com vírus inativado, incapaz de desencadear doença.

Ser vacinado, pelo contrário, é a principal maneira de inibir a manifestação da gripe, bem como suas complicações e inclusive o risco de morte.

Seleciono a seguir cinco argumentos para ressaltar o papel da vacina contra a gripe para a saúde dos idosos. Tome nota e fique à vontade para usá-los quando alguém lhe perguntar por que os mais velhos devem tomar sua dose:

A imunização é a ferramenta mais poderosa para prevenir o ataque do vírus influenza em pessoas acima dos 60 anos.

A vacina irá elevar o potencial de ação da nossa imunidade. Na medida em que envelhecemos, ocorre a chamada “imunoscenessência”, que consiste em mudanças pelas quais o sistema imunológico passa e podem enfraquecer a capacidade de se defender de infecções, tumores e doenças autoimunes.

Um idoso vacinado, caso apresente a gripe, será menos impactado pelo vírus e reduzirá as chances de ter complicações decorrentes da doença, como ataques cardíacos e derrames.

Tomando a vacina anualmente, como é indicado, o idoso estará sempre protegido. Isso porque a cada ano muda a formulação da vacina para que ela possa cobrir e combater as novas cepas de vírus circulantes — H1N1, H3N2 e tipo B.

Se vacinar contra a gripe contribui com o envelhecimento saudável. Acredite: a gripe pode levar à morte ou evoluir para uma pneumonia, uma das principais causas de internação e óbito entre idosos no país.

Chegou a hora de se proteger!

Gostou do artigo? Compartilhe este conhecimento com seus contatos!
Compartilhe no whatsapp
Compartilhe no Linkedin