Tem alguma dúvida?Fale com a gente no whatsapp!

Coronavírus: quais alimentos auxiliam no fortalecimento da imunidade do corpo contra a doença?

Saúde e Bem-estar

Profissionais da saúde recomendam: quarentena e boa alimentação contra o coronavírus. Por isso criamos para você uma lista de alimentos que auxiliam no fortalecimento da imunidade

Por Anna Luiza Gonzaga e Hanna Teixeira

02/04/20, 16:10

"Uma hidratação adequada, alimentação controlada, seguir o calendário vacinal, tudo isso ajuda. Não existem fármacos para melhorar a imunidade. O importante é se cuidar." _Médico da Santa Casa Porto Alegre, ele sugere a manutenção de hábitos de vida saudáveis e evitar o tabagismo, o sedentarismo e a obesidade


Seguindo as recomendações dos profissionais da saúde e do Ministério da Saúde, nós da ACADS criamos para você uma lista de alimentos que auxiliam no fortalecimento da imunidade.

Veja quais são eles:

Água: A hidratação adequada é uma das principais aliadas nas infecções virais. Beba ,em média, 2L de água por dia.

Fibras (prebióticos): Frutas, legumes, verduras, aveia e outros cereais integrais são fontes de fibras. Prefira alimentos in natura ou minimamente processados.

Carnes: As carnes de todos os tipos, principalmente a vermelha, derivados de animais e frutos do mar são fontes de zinco.

Oleaginosas: Nozes, amêndoas, castanhas, etc.

Vitaminas: As fontes de gordura (queijo, gema do ovo) e vegetais de coloração alaranjada (manga, mamão e cenoura) são ricos em precursores da vitamina A. As frutas cítricas (laranja, mexerica, maracujá, limão, abacaxi), amarelas e laranjas são ricas em vitamina C.

As carnes (fígado), leites, ovos, legumes, verduras, especialmente o brócolis e o couve, cereais integrais, leguminosas, como ervilhas, algumas oleaginosas, como amendoim, castanhas e nozes, e abacate são ricos em vitaminas do Complexo B. Esse composto é formado por várias vitaminas, e lembrando que a B12 é encontrada apenas naqueles de origem animal. Por isso, os veganos precisam considerar suplementos, com orientação profissional.

É importante reforçar que não existem evidencias cientificas que comprovem alimentos milagrosos, uma alimentação saudável pode ajudar o sistema imunológico a ser mais eficiente e reduzir os riscos de contrair doenças.

O prato colorido é sempre a melhor opção!

Fontes:

É possível aumentar a imunidade do corpo contra a doença?: Especialistas dizem que medidas para se proteger do vírus passam pela prevenção. [S. l.], 15 mar. 2020. Disponível em:https://gauchazh.clicrbs.com.br/coronavirus-servico/noticia/2020/03/e-possivel-aumentar-a-imunidade-do-corpo-contra-a-doenca-ck7kz0rka02th01oa2dfj2bd6.html. Acesso em: 1 abr. 2020.

MORAIS, Ana Heloneida de Araújo et al. Orientações Nutricionais Para o Enfrentamento do COVID-19. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, mar. 2020.

Gostou do artigo? Compartilhe este conhecimento com seus contatos!
Compartilhe no whatsapp
Compartilhe no Linkedin