Tem alguma dúvida?Fale com a gente no whatsapp!

Cuidados com a pele no inverno

Saúde e Bem-estar

Com o inverno chegando, é inevitável que alguns hábitos tenham que mudar. Afinal, o clima está diferente, e nós precisamos nos adaptar.

Por Débora Leite
19 de Jun 2019, 09h34

Com o inverno chegando, é inevitável que alguns hábitos tenham que mudar. Afinal, o clima está diferente, e nós precisamos nos adaptar.

Com a mudança de estação, percebemos grandes diferenças em nossa pele, principalmente no rosto, que fica mais exposto. Durante o inverno, a umidade do ar baixa e as temperaturas mais frias levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Além disso, nesta época, é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

O ressecamento da pele no inverno é comum, e para evitar que isso aconteça é importante realizar hidratações corporais e investir em alimentação saudável, que traz benefícios em longo prazo.

Alimentação adequada

O ideal é comer legumes, hortaliças e frutas, alimentos que são fontes de vitaminas e minerais que neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento da pele. As frutas ricas em vitamina C, como o morango, a laranja, a mexerica, o limão e a cereja, entre outras; e vegetais, como o brócolis, o repolho e a cenoura, são exemplos de alimentos para esta estação.

A soja é outro alimento que deve ser adicionado à dieta saudável. Ela é rica em isoflavonas – substâncias que evitam o ressecamento e melhoram a elasticidade da pele. Adicione também castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, importantes aliados para manter a pele saudável e bonita.

Durante o inverno, é muito comum que as pessoas diminuam a ingestão de líquidos, um erro brutal. Manter a ingestão de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo que, naturalmente, fica debilitado por causa do clima frio. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. Para pessoas que têm dificuldade em tomar água durante esta estação, uma dica: ingerir chás claros ou de frutas, dividindo a quantidade indicada para um dia, dois litros, entre água e chás. Assim, o consumo torna-se mais prazeroso.

Procedimentos Dermatológicos

O inverno é uma boa época para realizar alguns tratamentos dermatológicos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol, como peelings, tratamentos a laser etc. Procedimentos de depilação a laser também são indicados para nesta estação.

É importante cuidar da pele em todas as épocas, mas, esses cuidados devem ser dobrados no inverno. Aproveite as dicas e cuide de você! :D


Gostou do artigo? Compartilhe este conhecimento com seus contatos!
Compartilhe no whatsapp
Compartilhe no Linkedin