Tem alguma dúvida?Fale com a gente no whatsapp!

Exercícios físicos como remédio para ansiedade e outros males

Saúde e Bem-estar

Na correria cotidiana as pessoas sofrem de males como ansiedade, estresse e baixa autoestima. Para lidar com isso, uma das soluções que podem ser eficientes no processo é a prática de exercícios físicos.

Por Débora Leite

23 de maio 2019, 13h17

Na correria cotidiana as pessoas sofrem de males como ansiedade, estresse e baixa autoestima. Para lidar com isso, uma das soluções que podem ser eficientes no processo é a prática de exercícios físicos.

 E para quem pensa que essas atividades estão relacionadas apenas a questão estética é importante ressaltar os benefícios de exercitar o corpo.

“Os exercícios físicos são importantes por melhorar a qualidade de vida do indivíduo, além de trazer bem-estar mental e físico, auxiliam o bom funcionamento da respiração e circulação sanguínea”, Explica Millena Eduarda, graduada em educação física.

Ao realizar essas ações o corpo libera endorfinas de prazer, estimulando sensações de bem-estar, conforto, felicidade e fazem a autoestima ficar lá em cima!

Para quem é acostumado com as atividades e gosta de se exercitar, se torna um momento de lazer. Gabriel Mochanski tem 21 anos e é formado em Educação Física, ele relata sua paixão por exercícios físicos, e conta que quando deixa de praticar sente que falta algo na sua rotina diária.

Gabriel mora em Santa Catarina e aproveita as praias da sua região para praticar natação. Também faz ciclismo e corrida. O habito de movimentar o corpo está totalmente inserido na sua vida.

Mas, para quem está começando agora e querendo sair do sedentarismo é bom ir aos poucos.

“Um indivíduo para sair do sedentarismo, basta adicionar alguns hábitos saudáveis ao seu dia-a-dia. Levar o animal de estimação para passear, caminhar, pular corda, subir escadas ao invés de utilizar o elevador. Coisas simples, porém, muito significativas. O ideal seria realizar exercícios físicos por pelo menos 30 minutos, no mínimo três vezes por semana.” Recomenda Millena Eduarda.

A ansiedade pode ser amenizada através da produção de novas células que inibem a descarga neural excessiva. O estresse diminui com a produção de hormônios de adrenalina e noradrenalina, que geram prazer. Logo, torna-se um hábito e mais benefícios aparecem com o tempo.

“O que mais gosto de fazer é acordar cedo para treinar com a equipe de ciclismo, e saber que todo treino irei voltar para casa com algum aprendizado novo” Relata Gabriel Mochanski com felicidade.


Gostou do artigo? Compartilhe este conhecimento com seus contatos!
Compartilhe no whatsapp
Compartilhe no Linkedin