Tem alguma dúvida?Fale com a gente no whatsapp!

MITOS E VERDADES DOS SHOTS MATINAIS

Saúde e Bem-estar

Os shots matinais estão entre os trending topics das blogueiras e digitais influencers nas redes sociais atualmente. Os shots são, nada mais, que um blend de ingredientes que possuem nutrientes e vitaminas que são favoráveis ao nosso organismo. Não devendo ser atribuído a este, o poder de cura de doenças. Também é necessário ressaltar que a escolha dos alimentos que compõe o shot deve ser feita de acordo com as particularidades de cada pessoa, pois nem tudo que é benéfico para outro, também será para o seu organismo.

EFEITO EMAGRECEDOR E TERMOGÊNICO

MITO! Os shots não tem participação ou função no processo de perda de peso, ou maior queima calórica, quando analisados isoladamente, porém podem ser introduzidos em uma prescrição dietética equilibrada e saudável, cujo o objetivo seria a perda de peso. Os shots são aliados, nunca protagonistas.

EFEITO DETOX

MITO! No nosso organismo o fígado e o rim são responsáveis por essa função de forma exemplar. Portanto a capacidade de desintoxicação de alguns alimentos não é significativa.

É SUPLEMENTO

MITO! Suplemento é aquilo que é utilizado para suprir a falta ou insuficiência de determinado nutriente podendo ser ingeridos por capsula ou comprimidos. Os shots poderão apenas ajudar a obter a recomendação diária desse nutriente.

CAPACIDADE ANTIOXIDANTE E ANTI-INFLAMATÓRIA

DEPENDE. A atribuição de capacidade anti-inflamatória e antioxidante dependerá da composição do shot, ou seja, de quais ingredientes serão incluídos, como: laranja, limão, acerola, abacaxi, gengibre, pimentas, morango, caju, folhas verdes, etc. Quando incluídos podemos dizer que o shot tem alimentos com capacidade anti-inflamatória e antioxidante. Porém para obter capacidade funcional as quantidades devem ser significativas. Também deve-se tomar cuidado com a escolha dos ingredientes caso tenha alguma patologia instalada, portanto a particularidade de cada organismo deve ser respeitada.

DEVEM SER TOMADOS PELA MANHÃ

MITO! Os shots podem ser tomados em qualquer hora do dia. A dica é inclui-lo a um horário em que a pessoa conseguirá manter uma rotina, ou que seja mais confortável e agradável, além disso os shot que contém alimentos fontes de Vitamina C, devem ser consumidos logo após o preparo, pois o ácido ascórbico (Vit. C), é inativado pela luz e pelo oxigênio. Por exemplo, em vez de preparar um suco de laranja, ou o shot e guardar na geladeira até a hora do consumo, é melhor fazê-lo na hora de servir.

RECEITA DE SHOT PARA A IMUNIDADE

Ingredientes:

· ½ colher de café de gengibre ralado

· 1 limão espremido

· 1 colher de sopa de água

· 1 colher de chá de cúrcuma

Bata tudo no liquidificador e beba logo após o preparo. Pode ser utilizado em qualquer horário do dia! Para obter efeito é necessário a ingestão diária, podendo variar o alimento desde que tenha a mesma função.

REFERENCIAS:

MORETES, Débora Nogueira; GERON, Vera Lúcia Matias Gomes. OS BENEFÍCIOS MEDICINAIS DA Curcuma longa L. (AÇAFRÃO DA TERRA). Revista Científica da Faculdade de Educação e Meio Ambiente - FAEMA, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 106-114, 26 jul. 2019. Disponível em: file:///C:/Users/usuario/Downloads/767-Texto%20do%20artigo-2527-1-10-20190731.pdf. Acesso em: 12 fev. 2021.

TROVÓ, Cristina. Mitos e verdades dos shots matinais. [S. l.], [S. D]. Disponível em: http://cristinatrovo.com.br/podcast/mitos-e-verdades-dos-shots-matinais. Acesso em: 12 fev. 2021.

ESCRITO POR: Anna Luiza Silva Gonzaga – Acadêmica de Nutrição

Gostou do artigo? Compartilhe este conhecimento com seus contatos!
Compartilhe no whatsapp
Compartilhe no Linkedin