Tem alguma dúvida?Fale com a gente no whatsapp!

Outubro Rosa: tudo que você precisa saber sobre

Saúde e Bem-estar

O Outubro Rosa é uma campanha para alertar a sociedade, especialmente as mulheres, sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento eficaz da doença que afeta milhares de mulheres.

Você provavelmente já notou como estabelecimentos, hospitais, rede sociais, e até mesmo as vestimentas dos colaboradores e famosos ganham a cor rosa no mês de outubro. Este mês é marcado pela Campanha Mundial de Conscientização sobre o Câncer de Mama, conhecida como Outubro Rosa.

Esta iniciativa visa principalmente alertar a sociedade, especialmente as mulheres, sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento eficaz dessa doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

O que é o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é um movimento internacional que se iniciou nos Estados Unidos, na década de 1990, e se espalhou por todo o mundo.

Ele é simbolizado pela cor rosa, acompanhada do laço, e como dito acima, seu principal objetivo é conscientizar, ensinar e alertar, principalmente as mulheres, mas não somente elas, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante este mês, diversas atividades são realizadas, como palestras, caminhadas, campanhas, disponibilização de exames gratuitos, e ações de conscientização em geral. Tudo isso visa informar e incentivar as mulheres a realizarem exames regulares, a fim de detectar qualquer anormalidade nas mamas.

O Outubro Rosa foi criado para ajudar a combater o câncer de mama, que é um dos tipos mais comuns da doença e afeta milhões de mulheres em todo o mundo. A ideia é que, com a conscientização e a promoção da prevenção, seja possível reduzir a incidência e aumentar as chances de cura.

A detecção precoce é fundamental, uma vez que, quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, as opções de tratamento são mais eficazes, e as chances de cura são consideravelmente maiores. Portanto, o Outubro Rosa desempenha um papel crucial na luta contra essa doença.

Quais são os exames necessários?

Existem alguns exames essenciais que as mulheres devem realizar regularmente para a prevenção do câncer de mama. São eles:

Autoexame das Mamas: Um exame simples que pode ser feito em casa para verificar a presença de nódulos ou alterações nas mamas. Recomenda-se fazê-lo mensalmente, a maneira correta é:

No espelho: Observe se há alguma diferença na aparência dos seios, como caroços ou relevos. Faça isso de maneiras diferentes: com os braços abaixados, na cintura ou levantados.

No banho: Aproveite a pele úmida para analisar. Apoie o braço esquerdo sobre a cabeça e com a mão direita analise a mama esquerda e vice-versa. Faça movimentos circulares com as pontas dos dedos.

Deitada: Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito e analise a mama direita, repita o movimento na mama esquerda.

Caso você sinta algum nódulo ou caroço, procure um médico para realizar os exames necessários.

Mamografia: Este é o exame mais conhecido para a realização do diagnóstico de câncer de mama. Em mulheres acima de 40 anos, deve ser realizado pelo menos 1 vez ao ano ou seguindo o indicado pelo seu médico.

O exame dura, em média, 15 minutos. Em casos de pessoas que possuem histórico familiar, é necessário verificar com o especialista a frequência indicada.

Exames de sangue: Alguns médicos solicitam o exame de sangue para verificar como está a saúde geral da mulher, mas também para analisar os níveis de proteína, visto que níveis muito altos podem indicar a presença de tumores, o exame também analisa mutações em genes supressores de tumor.

Ultrassonografia das Mamas: Pode ser recomendada como complemento à mamografia, especialmente em casos de mamas densas, para garantir que a análise seja feita corretamente. Geralmente, este não é o primeiro exame solicitado.

Como o plano de saúde pode ajudar?

Ter um plano de saúde pode ser fundamental na jornada de prevenção e tratamento do câncer de mama. Aqui estão algumas maneiras pelas quais o seu plano de saúde pode ser um aliado nessa luta:

Cobertura de Exames Preventivos: A maioria dos planos de saúde oferece cobertura para exames como mamografia e ultrassonografia das mamas, permitindo que as mulheres realizem esses procedimentos regularmente.

Acesso a Especialistas: Com um plano de saúde, você pode agendar consultas com mastologistas e oncologistas, profissionais especializados no diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Cobertura de Tratamento: Caso seja diagnosticada com câncer de mama, o plano de saúde pode cobrir uma parte significativa dos custos relacionados ao tratamento, como cirurgias, quimioterapia e radioterapia.

Programas de Medicina Preventiva: Muitos planos de saúde oferecem programas de saúde preventiva, que incluem orientações sobre alimentação saudável, atividade física e prevenção de doenças, incluindo o câncer de mama.

Lembre-se é fundamental verificar os detalhes da cobertura do seu plano de saúde e seguir as recomendações do seu médico para garantir uma abordagem abrangente na prevenção e tratamento do câncer de mama.

Cuide-se!

O Outubro Rosa é um lembrete importante de que a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama podem salvar vidas.

Se você possui um plano de saúde, aproveite os recursos e a cobertura oferecidos para cuidar da sua saúde. E lembre-se, a conscientização é uma poderosa ferramenta na luta contra o câncer de mama, por isso, compartilhe essa informação com suas amigas e familiares e ajude a espalhar a mensagem do Outubro Rosa.

A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde!

Fale com nossos corretores e encontre o melhor Plano de Saúde para você.


Gostou do artigo? Compartilhe este conhecimento com seus contatos!
Compartilhe no whatsapp
Compartilhe no Linkedin