Tem alguma dúvida?Fale com a gente no whatsapp!

Vacina contra a Dengue: é confiável? Saiba tudo sobre a Dengue

Saúde e Bem-estar

A epidemia de dengue é uma grave preocupação da saúde pública no Brasil neste início de 2024. Neste artigo, você irá saber mais sobre a dengue: sintomas, tratamento, prevenção e vacinação contra a dengue.

A epidemia de dengue é uma grave preocupação da saúde pública no Brasil neste início de 2024. Vários estados, inclusive São Paulo, já decretaram estado de emergência devido à alta nos casos da doença.

A doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, tem se proliferado de forma alarmante, afetando milhares de pessoas e causando sérios impactos na saúde da população brasileira.

Neste artigo, você irá saber mais sobre a dengue: sintomas, tratamento, prevenção e vacinação contra a dengue.

O que é a dengue?

Segundo o próprio Ministério da Saúde, a dengue é “uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada.”

É uma doença viral, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.

Devido, principalmente, aos fatores climáticos, a dengue possui padrão sazonal, ou seja, é mais frequente em determinados períodos do ano, especialmente entre outubro a maio, quando geralmente apresenta alta no número de casos e risco de epidemias, como é o cenário atual.

Quais são os sintomas da dengue?

Os sintomas da dengue geralmente incluem:

-febre alta (acima de 38,5ºC);

-dor de cabeça intensa;

-dores musculares e articulares;

-náuseas;

-vômitos;

-dores atrás dos olhos;

-manchas vermelhas pelo corpo.

Em casos mais graves, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica, caracterizada por hemorragias internas e risco de morte.

Por isso, é fundamental estar atento aos sinais da doença e procurar ajuda médica imediatamente ao apresentar os primeiros sintomas.

Dengue x dengue hemorrágica: qual a diferença?

A dengue hemorrágica é uma forma mais grave da dengue, que pode levar a complicações, internação e, até mesmo, à morte.

Além dos sintomas clássicos, que mencionamos anteriormente, a dengue hemorrágica evolui para quadros de sangramento, diminuição da contagem de plaquetas e aumento da permeabilidade vascular, podendo levar a choque hemorrágico e outras emergências médicas.

Qualquer pessoa, mesmo as que já tiveram dengue antes, estão suscetíveis a ela. Por isso é tão necessário buscar ajuda médica imediatamente. O acompanhamento desde os estágios iniciais da doença faz toda a diferença.

Tratamento para dengue

Não há um tratamento específico para curar a dengue, por isso o cuidado deve ser voltado para aliviar os sintomas e prevenir complicações.

Repouso, hidratação adequada e medicamentos para controle da febre são recomendados pelos médicos durante o período da doença.

Além disso, o sucesso do tratamento é muito maior ao procurar ajuda médica logo no início dos sintomas. Isso ajuda a evitar que a doença evolua para quadros mais graves, como mencionamos.

Prevenção contra a dengue

A melhor forma de combater a epidemia de dengue é a prevenção. Segundo o Ministério da Saúde, as melhores formas de se prevenir contra a dengue são:

-permitir que os agentes públicos de saúde visitem as casas, procurando possíveis focos de água de parada;

-uso de telas nas janelas;

-uso de repelentes;

-remoção de recipientes com água que possam servir criadouros de mosquitos;

-vedação dos reservatórios e caixas de água;

-desobstrução de calhas, lajes e ralos;

-participar de outras ações de prevenção organizadas pelo SUS.

Vacina contra a dengue: é confiável?

A vacina contra a dengue foi implementada no SUS (Sistema Único de Saúde) no final de 2023. O Brasil é o primeiro país do mundo a incorporá-la em seu sistema público de saúde.

Até então, havia apenas uma única vacina contra a dengue registrada no país, mas ela era indicada somente para pessoas que já haviam contraído a doença antes.

A nova vacina, chamada Qdenga, que está sendo distribuída pelo SUS, é produzida pelo laboratório japonês Takeda Pharma. Tire as suas principais dúvidas sobre ela:

-A vacina contra a dengue é confiável?

Sim. A vacina foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no ano passado. Sua eficácia é de cerca de 80% após as duas doses exigidas, e 90% de eficácia contra as formas da doença que exigem hospitalização.

-Quem poderá tomar a vacina?

Atualmente, devido a limitações do fabricante, a campanha de vacinação não será direcionada para todo o país, apenas para público e localizações prioritárias, ou seja, que apresentam maior risco.

Serão 6,2 milhões de doses, que poderão atender 3,1 milhões de pessoas.

A vacina é recomendada para pessoas entre 4 a 60 anos, tanto as que já tiveram quanto as que nunca tiveram dengue.

-Quem não deve tomar a vacina?

A vacina contra a dengue é contraindicada para pessoas que: têm alergia a algum dos componentes, têm o sistema imunológico comprometido ou alguma condição imunossupressora, gestantes e lactantes.

Na dúvida, consulte um médico de confiança.

-A vacina contra a dengue tem efeitos colaterais?

Sim, foram observados efeitos colaterais leves a moderados, sendo:

-dor no local da injeção (50%);

-dor de cabeça (35%);

-dor muscular (31%);

-vermelhidão no local de injeção (27%);

-mal-estar (24%);

-fraqueza (20%);

-febre (11%).

Entretanto, a menos que você esteja na categoria de quem não deve tomar a vacina, os efeitos colaterais não devem ser um impeditivo.

-A vacina só está disponível no SUS?

Além do SUS, também é possível encontrar a vacina Qdenga em redes e clínicas particulares.


Para garantir o melhor cuidado, fale com a ACADS e conheça nossas opções de Plano de Saúde em todo o Brasil. Clique aqui para descobrir os melhores planos para a sua região!


Referências: 

Dengue | Ministério da Saúde

Vacina contra dengue no SUS: saiba quem pode tomar a Qdenga e quando começa a campanha no Brasil | G1

Nova vacina contra a dengue começa a ser aplicada no Brasil; tire dúvidas | UOL


Gostou do artigo? Compartilhe este conhecimento com seus contatos!
Compartilhe no whatsapp
Compartilhe no Linkedin